Os cinco sentidos enquanto estratégia para o fortalecimento de marcas:
um múltiplo estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.662Palavras-chave:
Branding. Brand Sense. Posicionamento. Propósito.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como o uso dos cinco sentidos pode ser empregado enquanto estratégia publicitária no fortalecimento de marcas. Através de screenshots realizados em keyframes definidos, foram analisadas as mensagens literais, associadas e declaradas presentes em campanhas que evidenciam o uso do Brand Sense como estratégia. No que se refere a sua natureza, este estudo se configura como uma pesquisa descritiva; já quanto aos procedimentos técnicos, entende-se que o mesmo se configura como uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso múltiplo; e, por fim, quanto à abordagem do problema, o mesmo pode ser entendido como uma pesquisa qualitativa. Ao fim do estudo, as análises detalhadas das peças possibilitam uma visão mais ampla da mensagem que permeia o uso do Brand Sense.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Inéditos. 1. ed São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro, RJ: Best Business, 2010.
BEDENDO, M. Branding para empreendedores: ferramentas práticas para criar sua marca potencializando o sucesso do seu negócio. São Paulo, SP: M. Books, 2015. 114 p.
ELEVON. Propósito de marca: como criar o seu. Disponível em: <https://www.elevon.com.br/proposito-de-marca-como-criar-o-seu/>. Acesso em: 12 mar. 2020.
GOBÉ, M. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Tradução de Fulvio Lubisco. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2002.
GUILLERMO, A. Branding: design e estratégias de marcas. 2. ed. ampl. São Paulo, SP: Demais, 2012. 120 p.
HILLER, Marcos Roberto. Branding: a arte de construir marcas. São Paulo, SP: Trevisan Editora, 2012. 135 p.
KHANNA, M.; JACOB, I.; CHOPRA, A. Promoting Business School Brands Through Alumni (Past Customers)-Analyzing Factors Influencing Their Brand Resonance. Journal of Promotion Management. Volume 25, Issue 3, 16 April 2019, Pages 337-353.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Novo Milênio, 2000.
LINDSTROM, M. Brand Sense: a marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LINDSTROM, M. Brand Sense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARCONDES, P. Marcas: uma história de amor mercadológica. Editora Meio & Mensagem, 2003.
MARTINS, J. R. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. Global Brands, 2006.
VINHOS DO BRASIL. Disponível em: <http://www.vinhosdobrasil.com.br/pt/aprenda/informacao-projeto>. Acesso em: 20 fev. 2020.
WALTRICK, H. Be Branding: marcas e suas marcas. Florianópolis, 2015.
WHEELER, A. Design de identidade de marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
ZERBINATTI, A. M. Branding sensorial: potenciais e limites. São Paulo: Paulus, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.