Two tribes, one island

o uso do product placement na série Outer Banks

Autores

  • Isadora Vogel Moraes Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.816

Palavras-chave:

Product placement, Séries, Outer Banks

Resumo

O Product Placement, estratégia sutil utilizada para apresentar marcas e produtos em produções audiovisuais, mostra-se cada vez mais presente nas atuais narrativas. Sob esse prisma, este trabalho visa identificar e analisar o uso do Product Placement na primeira temporada da série Outer Banks, produzida pela Netflix e disponibilizada ao público em 2020. Para a etapa de coleta de dados, a série foi assistida e, em seguida, foram identificadas as marcas inseridas, sendo que se detectou, ao longo dos dez episódios da primeira temporada, a aparição de 27 marcas; destas, selecionou-se quatro aparições que, em seguida, foram analisadas através da “A Retórica da Imagem” de Barthes (1990). Ao fim do estudo, entende-se que as análises realizadas levam ao entendimento de que um bom posicionamento de marca e uma inserção utilizada de forma correta no meio audiovisual podem trazer resultados significativos, seja no reconhecimento da marca pelo consumidor – gerando identificação – ou, também, convertendo a aparição em vendas através do desejo de consumo.

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Biografia do Autor

Isadora Vogel Moraes, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Moraes, I. V., & Barth, M. (2021). Two tribes, one island: o uso do product placement na série Outer Banks. Revista Vianna Sapiens, 12(2), 30. https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.816