Two tribes, one island

o uso do product placement na série Outer Banks

Autores

  • Isadora Vogel Moraes Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.816

Palavras-chave:

Product placement, Séries, Outer Banks

Resumo

O Product Placement, estratégia sutil utilizada para apresentar marcas e produtos em produções audiovisuais, mostra-se cada vez mais presente nas atuais narrativas. Sob esse prisma, este trabalho visa identificar e analisar o uso do Product Placement na primeira temporada da série Outer Banks, produzida pela Netflix e disponibilizada ao público em 2020. Para a etapa de coleta de dados, a série foi assistida e, em seguida, foram identificadas as marcas inseridas, sendo que se detectou, ao longo dos dez episódios da primeira temporada, a aparição de 27 marcas; destas, selecionou-se quatro aparições que, em seguida, foram analisadas através da “A Retórica da Imagem” de Barthes (1990). Ao fim do estudo, entende-se que as análises realizadas levam ao entendimento de que um bom posicionamento de marca e uma inserção utilizada de forma correta no meio audiovisual podem trazer resultados significativos, seja no reconhecimento da marca pelo consumidor – gerando identificação – ou, também, convertendo a aparição em vendas através do desejo de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Vogel Moraes, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Referências

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, teatro e música. RJ: Nova Fronteira, 1990.

CHAN, F. F. Y. Prior Disclosure of Product Placement: The More Explicit the Disclosure, the Better the Brand Recall and Brand Attitude. Journal of Business Research, vol. 120, 2020, p. 31-41.

COKER, K. K.; ALTOBELLO, S. A. Product placements in social settings: The impact of coviewing on the recall of placed brands. Journal of Business Research, vol. 87,

, p. 128-136.

D’ASTOUS, A.; CHARTIER, F. A Study of Factors Affecting Consumer Evaluations and Memory of Product Placements in Movies. Journal of Current Issues & Research in Advertising, v. 22, 2000, p. 31-40.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

GILLESPIE, B.; JOIREMAN, J. The Role of Consumer Narrative Enjoyment and Persuasion Awareness in Product Placement Advertising. American Behavioral Scientist, vol. 60, n. 12, 2016, p. 1510-1528.

GUPTA, P.; LORD, K. Product Placement in Movies: The Effect of Prominence and Mode on Audience Recall. Journal of Current Issues & Research in Advertising, vol. 20, 1998, p. 47-59.

HOMER, P. M. Product Placements. Journal of Advertising, vol. 38, 2009, p. 21-32.

HUDSON, S.; HUDSON, D. Branded Entertainment: A New Advertising Technique or Product Placement in Disguise? Journal of Marketing Management, vol. 22, 2006, p. 489-504.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEHU, J. M. Branded Entertainment: Product Placement and Brand Strategy in the Entertainment Business. Londres: KoganPage, 2007.

NEWELL, J.; SALMON, C. T.; CHANG, S. The Hidden History of Product Placement, Journal of Broadcasting & Electronic Media, vol. 50, 2006.

NUNES, G. S.; GARCEZ, R. O. A influência do Product Placement no comportamento do consumidor. Marketing, 2001, p. 29.

OLIVEIRA, A. S. Cinema e publicidade: Dois campos em ação - um estudo sobre as confluências dos campos cinematográfico e publicitário, 2004.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RAMOS, A. Product placement: o que é e como usar. Rock Content, Publicado em 12 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://bityli.com/3stpm>. Acesso em: 18 set. 2020.

REDONDO, I.; BERNAL, J. Product placement: Una revisión teórico-práctica de sus capacidades y limitaciones. Interciencia, vol. 40, 2015, p. 827-833.

RUSSEL, C. A. Toward a framework of product placement: Theoretical proposition. Advances in Consumer Research, vol. 25, 1998, p. 357-362.

RUSSEL, C. A. Investigating the Effectiveness of Product Placements in Television Shows: The Role of Modality and Plot Connection Congruence on Brand Memory and Attitude. Journal of Consumer Research, vol. 29, 2002, p. 306-318.

SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 303 p.

SIMELIO SOLÁ, N. Television, Cinema and Advertising, as a Source for Past and Present Knowledge. Historia y Comunicacion Social, v. 18, 2013, p. 461-471.

SOUZA, P. A.C.; SANTOS, A. T.; BRITO, S. J.; MOREIRA, H. A influência do product placement na série The Big Bang Theory. Revista Científica UMC, Mogi das Cruzes, vol. 1, n. 1, 2016.

SPIELVOGEL, I.; NADERER, B; MATTHES, J. Again and again: Exploring the Influence of Disclosure Repetition on children’s Cognitive Processing of Product Placement. International Journal of Advertising, vol. 39, no. 5, 2020, p. 611-630.

SUNG, E. C. The Effects of Augmented Reality Mobile App Advertising: Viral Marketing Via Shared Social Experience. Journal of Business Research, vol. 122, 2021, p. 75-87.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Brookman, 2015.

YUAN, S. An investigation of the influence of cinema environment on advertising effectiveness. International Journal of Advertising, Volume 37, Issue 4, 4 July 2018, p. 591-608.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Moraes, I. V., & Barth, M. (2021). Two tribes, one island: o uso do product placement na série Outer Banks. Revista Vianna Sapiens, 12(2), 30. https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.816

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)