O Üntermassverbot do direito alemão e a extinção da punibilidade pelo pagamento do tributo no direito penal tributário
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.668Palavras-chave:
Extinção da punibilidade. Pagamento. Tributo.Resumo
Resumo: O objetivo do artigo é analisar o princípio da proporcionalidade no Direito Penal, sobretudo na sua acepção de vedação à proteção deficiente (untermassverbot) frente à extinção da punibilidade pelo pagamento do tributo nos crimes contra a ordem tributária. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo método empregado é o dedutivo. É dedutivo porque é um processo de análise da informação que utiliza livros e artigos científicos para obter uma conclusão a respeito do problema. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas na área de Direito, mais precisamente na área de Direito Penal Tributário.
Downloads
Referências
BITENCOURT, César Roberto. Tratado de Direito Penal, parte geral, arts 1º ao 120. 24ª Edição. São Paulo, Saraiva: 2018.
DIAS, Jean. A proibição do excesso (Übermassverbot) e a proibição de proteção deficiente (Untermassverbot) no direito penal. Acesso em: <https://jeancarlodias.jusbrasil.com.br/artigos/429256367/a-proibicao-do-excesso- ubermassverbot-e-a-proibicao-de-protecao-deficiente-untermassverbot-no-direito-penal>. Acessado em 28 de setembro de 2019.
FERRO, Ana Luísa Almeida. SUTHERLAND – A TEORIA DA ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL E O CRIME DE COLARINHO BRANCO. In: DE JURE - REVISTA JURÍDICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS. Ministério Público do Estado de Minas Gerais. n. 11 (jul./dez. 2008). Belo Horizonte: Ministério Público do Estado de Minas Gerais, 2008.
JUNIOR, João Carlos Hanger. A INSIGNIFICÂNCIA COMO SINTOMA DA CRISE DOGMÁTICA DO DIREITO PENAL E SUA AUTONOMIA NOS CRIMES TRIBUTÁRIOS. In: Revista Brasileira de Ciências Criminais. Vol. 23, nº 117. Novembro – Dezembro 2015, páginas 17 a 50.
PINTO, Emerson de Lima. A criminalidade econômico-tributária: a (des)ordem da lei e a lei da (des)ordem. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.
STRECK, Lênio. Em Pindorama, furtar R$ 100 é mais grave que sonegar R$9.999! Acesso em: <https://www.conjur.com.br/2015-jan-29/senso-incomum-pindorama-furtar-100-grave-sonegar-19999>. Acessado em: 28 de setembro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.