Estratégias de mensagens publicitárias em uma empresa de site de busca
análise exploratória de campanhas no período de 2015 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.832Palavras-chave:
propaganda, estratégias de propaganda, tipos de propaganda, apelos de propaganda, marketingResumo
Uma vez que as maneiras como as mensagens publicitárias são desenvolvidas, especialmente para despertar a atenção do público consumidor, os profissionais de Marketing precisam dominar habilidades sobre como elaborar conteúdos para propagandas. Essa é uma condição comum a qualquer empresa que apresente o objetivo de ter a sua marca projetada nos diversos veículos de mídia: dos comerciais de TV aos anúncios na Internet. Devido a essa constatação, este estudo de caso, de caráter descritivo, exploratório e telematizado, foi desenvolvido a partir do objetivo de identificar qual (ou quais) é (ou são) os tipos de estratégias de execução de uma mensagem de propaganda e publicidade mais aplicadas nas campanhas de promoção de uma empresa de site de busca (a Google, no Brasil) no período de 2015 a 2020. Após consolidadas as análises de conteúdo temática sobre comerciais que foram acessados no canal da Google Brasil, no Youtube, foi possível constatar que as estratégias de propaganda informativa, persuasiva, de lembrança e/ou de reforço; bem como os possíveis apelos racionais, morais, emocionais são efetivamente consideradas pelos profissionais de Marketing que se encarregam da missão de elaborar propagandas para a Google. Os racionais e morais, conforme foram aplicados em algumas campanhas, enfatizam a preocupação e orientação de marketing concentradas sobre causas sociais, com o intuito de despertar a conscientização de públicos em massa. Revelou-se, assim, a preocupação com a responsabilidade social, efetivamente apropriada para promover uma comunicação organizacional orientada para a consolidação de uma boa reputação da Google para todo o seu mercado.
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