• Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Julho de 2018
    v. 9 n. 1 (2018)

    Prezados (as)  leitores (as)

    Com esta edição comemoramos o nono ano da Revista Vianna Sapiens. Pode-se dizer que a cada número a revista vem galgando desafios no sentido de se consolidar como importante instrumento de divulgação de pesquisas e estudos que visam compreender e explicar os fenômenos sociais relacionadas às áreas de Direito e Administração.

    Um dos desafios alcançados neste número - que coloca a revista em destaque no cenário das publicações na região na sua área de conhecimento - foi a obtenção do DOI - Digital object Identifier,  ou seja,  o identificador de objeto digital para todos os artigos. Essa conquista foi muito importante, pois este identificador facilita a busca e garante a autenticidade dos trabalhos, amplia a visibilidade da produção, possibilitando mensurar mais facilmente o número de citações feitas de um determinado trabalho, além de ser uma das exigências no preenchimento do currículo lattes.

     Além da atribuição do DOI, a partir dessa edição, todos os autores devem realizar o seu registro no Orcid, que é um código alfanumérico não proprietário para identificar cientistas e outros autores acadêmicos. O Orcid é tão importante quanto o DOI, pois impede a confusão de identidade, garantindo a correta atribuição aos autores em relação às atividades e trabalhos realizados.

    Essas conquistas não seriam possíveis sem o apoio da direção do Instituto Vianna Júnior, que sustentou a proposta de convênio com a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) possibilitando a obtenção do DOI. Nossos sinceros agradecimentos à Dra. Mariângela Soares Vianna, que abraçou desde o início todas as propostas de melhoria da Revista Vianna Sapiens.

    Outra conquista dessa edição foi a ampliação do corpo editorial, hoje a Vianna Sapiens conta com um corpo de avaliadores permanentes e ah doc de várias regiões do Brasil. Nosso agradecimento muito sincero, sem este trabalho voluntário de inúmeros profissionais, não poderíamos oferecer trabalhos tão qualificados.

    Por fim, convido a todos os interessados a leitura dos excelentes artigos desta edição que traz pesquisas de professores, alunos da pós-graduação, stricto sensu, tanto de Administração quanto de Direito, assim como investigações de graduados e graduandos que contribuem com importantes reflexões sobre os fenômenos estudados.  

    Boa leitura!!!

    Prof. Dra. Rachel Zacarias

    Editora chefe

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2017
    v. 8 n. 2 (2017)

    Editorial

    O lançamento da nova edição de uma revista científica é sempre um motivo de satisfação, mas, nesta edição, o entusiasmo é muito maior. Temos a alegria de compartilhar com os leitores e autores algumas conquistas importantes!

    A partir desta edição o processo de gerenciamento da revista passou para o sistema de editoração OJS/SEER. Este sistema, adotado pelos principais periódicos do Brasil e do mundo, possibilita maior transparência e eficiência nos critérios de avaliação, assim como visibilidade dos trabalhos. Outro ponto é a possibilidade de indexar a revista em novas bases de dados corroborando com uma melhor avaliação do Sistema Qualis.

    Todos os artigos publicados ao longo do período de 2010 a 2017 foram migrados para a nova plataforma. Agradeço o trabalho da secretária da revista, Diana Marcatti, que transferiu mais de duas centenas de artigos. Além do novo sistema, a revista possui, hoje, um site próprio para você acessar quando quiser, www.viannasapiens.com.br

    As mudanças irão possibilitar a Vianna Sapiens a se destacar e se consolidar como um importante periódico multidisciplinar que tem como escopo editorial publicar pesquisas nas áreas de Administração e Direito.

    Para finalizar, convido você a ler os excelentes trabalhos desta edição que traz pesquisas de professores da pós-graduação, stricto sensu, tanto de Administração quanto Direito, além de investigações de mestres e doutores que contribuem com importantes argumentações para a compreensão dos fenômenos estudados.  

    Boa leitura!!!

    Prof. Dra. Rachel Zacarias
    Editora chefe

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2016
    v. 7 n. 2 (2016)
    EDITORIAL

    É com entusiasmo e muita satisfação que apresentamos mais uma edição da Revista Vianna Sapiens. Neste primeiro setênio da revista foram publicadas 15 edições com mais de 170 artigos nas áreas de Direito e Administração. Nesse período a Vianna Sapiens se consolidou como um importante periódico tanto local como nacional sendo qualificada no Sistema Qualis desde 2014 e indexada ao Latindex e ao Sumários. Ainda temos muitos desafios a vencer, enfrentaremos cada um com dedicação e muito compromisso, para que possamos estar entre os periódicos de referência na região e no país.

    Nesta edição, apresentamos artigos nas áreas de Direito e Administração tanto de professores e alunos da casa, quanto trabalhos de pesquisadores de outras instituições que apresentam importantes discussões nessas áreas. É importante ressaltar que a publicação de um artigo é um processo longo, pois envolve diversas etapas, desde a pesquisa e estudos solitários do pesquisador, a avaliação cuidadosa realizada por pareceristas, às cegas, e, finalmente, o trabalho de revisão final, formatação e a publicação no portal da revista.

    Agradeço a dedicação de cada autor que submeteu o seu trabalho e, esperamos que a confiança depositada no compartilhamento destes resultados se renove. Este agradecimento se estende também a todos pareceristas, ao departamento de Comunicação e Marketing do Instituto Vianna Júnior, que é o responsável pela publicação no nosso portal e aos novos secretários da revista, Diana e Marcelo.

    Desejo uma boa leitura!

    Rachel Zacarias

    Editora  

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2016
    v. 7 n. 1 (2016)
    EDITORIAL

    Apresentar uma edição de uma revista científica é sempre uma satisfação, principalmente para pessoas que acreditam na pesquisa, sabem das dificuldades de se pesquisar no Brasil e vive este momento solitário, que é de um pesquisador na construção de seu trabalho. Apresentar a primeira edição do sétimo ano consecutivo, da Revista Vianna Sapiens, sem sombras de dúvidas, nos enche de orgulho, pois reunimos mais uma vez estudos e pesquisas produzidos por professores, alunos mestres e doutores nas áreas de Administração e Direito, em nível local, regional e nacional.

    De acordo com o escopo editorial, a revista apresenta duas seções. A primeira discute questões ligadas ao campo do Direito refletindo questões, como responsabilidade civil nas relações de consumo, direitos humanos, tutela coletiva, descriminantes putativas no ordenamento jurídico, mediação, trabalho escravo e judicialização da saúde. Na segunda, os artigos na área de Administração, apresentam pesquisas realizadas nas seguintes áreas: trabalho feminino, percepção de integrantes de conselhos gestores sobre a participação social, visão sobre segurança pública do complexo do Alemão, determinantes psicológicos na atitude de consumo de crédito e o marketing digital.

    Este é um trabalho que envolve muitas pessoas, desde os autores ao trabalho da editoria, revisores e profissionais da área de informática. Agradeço mais uma vez a contribuição de todos e esperamos que a confiança depositada na revista se renove a cada edição!

    Rachel Zacarias

    Editora  

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2015
    v. 6 n. 2 (2015)
    EDITORIAL

    É com satisfação que finalizamos o sexto ano da Revista Vianna Sapiens publicando mais uma edição. É importante ressaltar que esta é uma última etapa de um trabalho que envolve o esforço de muitas pessoas, inicialmente com o trabalho solitário de pesquisadores e posteriormente envolvendo a comissão editorial, pareceristas e os profissionais da Tecnologia da Informação e o Departamento de marketing do Instituto Vianna Júnior.

    Agradeço com entusiasmo a contribuição de todos vocês, pois sem a dedicação e o compromisso de cada um, não seria possível chegar a este excelente resultado, que foi reconhecido pela Latindex, que é um sistema que indexa revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, que a “Revista Vianna Sapiens” passa a fazer parte.

    Nesta edição, continuando a política editorial da revista apresentamos duas seções: Direito e Administração. A primeira seção discute questões ligadas ao campo do Direito, tratando de assuntos como consumo e superendividamento, o processo legal e o sistema penal brasileiro, a desconsideração da personalidade jurídica no Direito brasileiro, a responsabilização do adolescente na justiça restaurativa, os jovens e a criminalidade, as políticas públicas sobre o patrimônio cultural e questões envolvendo a concorrência. A segunda conta com trabalhos da área de Administração refletindo questões como valores, marketing de convergência, análise de políticas públicas para juventude e acessibilidade, desempenho público municipal e motivos da formação de redes sociais.

    Convidamos a todos à leitura dos trabalhos e mais uma vez agradecemos a contribuição de todos!

    Rachel Zacarias

    Editora  

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2015
    v. 6 n. 1 (2015)
    EDITORIAL

    É com satisfação que apresentamos mais um número da Revista Vianna Sapiens, que a partir deste número passa a publicar apenas artigos das áreas de Administração e Direito. O periódico é semestral e tem como proposta receber trabalhos originais que são avaliados por pareceristas às cegas. 

    Apresentamos nesta edição duas seções: a primeira reflete questões ligadas à ciência do Direito. Os cinco primeiros trabalhos são de autoria de importantes pesquisadores e professores de diferentes áreas do Direito e tratam de questões relevantes como “Direitos humanos”, “Responsabilidade fiscal”, “ Democracia participativa” e a “ Judicialização da política no Brasil. Os três artigos finais são oriundos de pesquisa de iniciação científica do curso de Direito das Faculdades Integradas Vianna Júnior e foram brilhantemente aprovados por pareceristas externos para a publicação, o que muito nos orgulha. 

    A segunda seção apresenta trabalhos na área da Administração. São trabalhos de pesquisadores e professores de diversas regiões do Brasil que tratam de questões fundamentais para o mundo do trabalho como: “Tecnologia da Informação”, “Comportamento do consumidor”, “Administração pública e privada”, “liderança”, “Marketing digital” e “Franquias”.

    Desejamos à todos uma boa leitura!

    Rachel Zacarias

    Editora 

  • Revista Vianna Sapiens - Edição Especial de 2014
    v. 5 n. Especial (2014)
    EDITORIAL

    A Revista Vianna Sapiens foi organizada de acordo com os padrões de qualidade dos grandes periódicos científicos do Brasil. Nesse sentido, propõe publicar artigos originais das áreas de Administração, Direito e Economia. Além disso, todos os trabalhos submetidos passam por uma avaliação, na qual é garantida o anonimato de autores e avaliadores. 

    O cumprimento e o compromisso desta proposta editorial fizeram com que, em apenas quatro anos de existência, a Revista Vianna Sapiens conseguisse na última avaliação do sistema Qualis/CAPES, a nota B3 na Administração e B5 no Direito. Ainda temos muito que avançar, mas considerando que somos, atualmente, a única Revista Científica que possui Qualis entre as faculdades privadas da cidade de Juiz de Fora, esta avaliação muito nos engrandece. 

    Uma mostra desse reconhecimento é qualidade dos artigos que são submetidos à avaliação a cada semestre, além do expressivo número de trabalhos, o que nos levou a lançar uma edição especial. Portanto, é com grata satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica esta edição especial.

    Esta edição apresenta uma seção com artigos oriundos de pesquisas de monografias de final de curso na área de Direito e uma seção na área de Administração, com artigos premiados do Congresso de Administração Sociedade e Inovação – CASI de 2013. 

    Agradecemos a todos os autores o envio dos trabalhos e desejamos a todos uma boa leitura!

     

    Rachel Zacarias

    Editora

  • Revista Vianna Sapiens - Junho a Dezembro de 2014
    v. 5 n. 2 (2014)
    EDITORIAL

    Com a publicação desta edição, a Revista Vianna Sapiens completa seu quinto ano de existência, se afirmando como um periódico científico reconhecido nas áreas de Direito e Administração. Nesse período foram publicadas, além das dez edições, mais duas edições especiais, sempre atendendo à proposta editorial, que é publicar artigos originais que participam de um processo de avaliação às cegas.

    Este compromisso editorial resultou numa procura cada vez maior de pesquisadores de diversos lugares do Brasil, principalmente na área de Administração, já que a Revista é qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES em B3 na Administração e B5 no Direito. Devido ao grande número e à alta qualidade dos trabalhos submetidos, avaliados e aprovados, a Revista ampliou, pela segunda vez consecutiva, o número de artigos publicados, o que traz muita alegria.

    Apresentamos nessa edição três seções da Revista: a primeira discute questões ligadas ao Direito, tratando de assuntos como: Direitos Fundamentais; Tribunal do Júri; Tribunal de Justiça; a liberdade religiosa na Constituição brasileira e, por fim, questões ligadas ao Direito do arrependimento.

    A segunda seção oferece pesquisas relacionadas à Administração, refletindo questões como estratégias de retenção de funcionários; qualidade de serviços a partir do modelo SERVQUAL; a aplicabilidade da lógica Fuzzy; microempreendedor e empreendedorismo; motivações de visitações a museus; implantação de trabalho de equipe e tecnologia da informação no setor público.

    A terceira e última seção apresenta investigações relacionadas ao campo da Economia, trazendo estudos sobre desempenho econômico nas organizações militares; resseguradoras e questões relacionadas ao desempenho econômico da região da mesorregião do Paraná.

    Agradeço a todos que contribuíram para que essa edição se concretizasse, em especial, aos autores e pareceristas! Desejo a todos uma boa leitura.

    Rachel Zacarias

    Editora

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2014
    v. 5 n. 1 (2014)
    EDITORIAL

    Tendo como escopo editorial divulgar os estudos e as pesquisas produzidas nas áreas de Administração, Direito e Economia, a Vianna Sapiens apresenta artigos desses respectivos campos do saber.

    A partir desta edição, a revista amplia o número de trabalhos publicados de nove para treze. Esses artigos são submetidos e avaliados por pareceristas às cegas, o que vem conferindo ao periódico a credibilidade dos profissionais dessas áreas com repercussão local, regional e nacional.

    A primeira seção apresenta importantes reflexões na área de Direito; Débora Guedes Schlaucher e Barbara Elaine Carneiro de Moraes discutem o sistema prisional brasileiro, enquanto Laís Toledo Duarte apresenta questões ligadas à pós-modernidade e ao Direito. Tendo como mote as questões trabalhistas, Flávio de Almeida Vale trata da relativização de direitos trabalhistas e a saúde e segurança do trabalhador; já Claudia Pereira Vaz de Magalhães debate o fenômeno da “pejotização” no âmbito trabalhista. Para finalizar esta seção, são apresentados dois estudos que relacionam o direito ao meio ambiente: o primeiro é de autoria de Cristina Faria e Hélder Antônio da Silva, que tratam do direito de propriedade e proteção ambiental a partir de um estudo de caso das unidades de conservação do município de Barbacena, já o segundo discute a vivisecção, abordando a legislação do tema e o direito à objeção de consciência, e é assinado por Mardjore Rodrigues de Sales.

    A segunda seção tem como foco estudos e pesquisas do campo da Administração e da Economia. Isaura Maria Mauricio Moraes e Emerson Augusto Priamo Moraes apresentam um estudo de caso realizado em uma usina siderúrgia sobre gerenciamento de projetos. Paula Gonçalves Chaves, Marlusa Gosling e Sandro Alves de Medeiros tratam do engajamento e das ações de marketing de relacionamento no futebol. A seguir, José Ribamar Tomaz da Silva Filho, Milton Carlos Farina e Marcos Antonio Gaspar analisam a gestão de relacionamentos a partir de um estudo de pequenos supermercados.

    A satisfação dos usuários de uma cooperativa de crédito é tema apresentado por Tharcisio Alexandrino Caldeira, Douglas Mariquito Afonso e Andréia Aparecida Albino, enquanto Dusan Schreiber e Rafael Schmidt dissertam sobre o estudo sobre a gestão de custos ambientais de uma indústria de calçados. As perspectivas profissionais de executivas brasileiras pós programa de expatriação é o tema investigado por Eduardo de Camargo Oliva, Thais Ettinger, Jane Barbosa da Rocha e Darticléia Almeida Sampaio da Rocha Soares. Para finalizar, Daiane Alves Rodrigues e Marcos Nicácio Fascina discutem a política industrial brasileira.

    Agradeço aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejo a todos boa leitura. 

    Rachel Zacarias

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2013
    v. 4 n. 2 (2013)
    EDITORIAL

    Com a publicação desta edição - 2013.2, cumprimos o desafio  assumido no início de 2013 que foi colocar as edições da Revista Vianna Sapiens em dia. Muito obrigada a todos que contribuíram para este êxito. 

    Este número, atendendo a proposta editorial, apresenta artigos na área de Direito, Administração e Economia, que foram devidamente avaliados por pareceristas da comissão editorial e pareceristas ah doc. Reafirmamos que as avaliações sempre são realizadas “às cegas”, ou seja, é preservado o anonimato dos autores e avaliadores.

    A primeira seção apresenta discussões de diferentes campos na área de Direito. O primeiro artigo, os autores Lais Costa Xavier e Yussef Daibert S. de Campos discutem a importância do tombamento na preservação da memória e identidade de um local, demonstrando a necessidade da preservação para um crescimento urbano estruturado, respeitando a legislação vigente acerca do tema, especialmente a Constituição Federal e o decreto-lei 25/1937. A seguir, Rafaela Teixeira Rossetti e Ivone Juscelina de Almeida analisam a efetividade da tutela jurisdicional a partir do ingresso no judiciário por meio de uma ação coletiva, demonstrando que o ingresso ao judiciário por meio das instaurações de ações coletivas é efetiva a partir de instrumentos adequados. Já Anna Luíza Vitor de Morais e Gustavo Rocha Martins refletem questões relacionadas ao Direito Econômico propondo uma adição de critérios oriundos da ciência econômica ao princípio da ponderação com o objetivo de dotar de maior objetividade as decisões judiciais garantindo assim, maior efetivação dos direitos e garantias constitucionalmente assegurados. Dando prosseguimento nas reflexões do campo do direito, Isadora Pereira Fortuna e Ulisses Comissário Sagioro discutem os créditos tributários sujeitos a parcelamentos, investigando se um débito tributário parcelado pelo contribuinte, em razão da necessidade da regularidade fiscal, poderá ser futuramente questionado judicialmente. Finalizando esta seção Lais Campos Rachello e Andrea Rodrigues de Oliveira Munhoz discutem o fenômeno da terceirização de mão de obra abordando as mudanças no ordenamento jurídico face o instituto da terceirização discutindo a terceirização lícita e ilícita e seus efeitos jurídicos.

    A segunda seção é aberta com a pesquisa realizada por Ilson Luiz Pereira, Sérgio Feliciano Crispim, José Roberto Ferreira Savoia. Os autores   discutem o valor de mercado como indicador de competitividade indicando as empresas nacionais conseguiram conquistar uma valorização superior ao mercado onde estão inseridas. A reflexão sobre as competências essenciais que atribuem vantagens competitivas em uma indústria no setor siderúrgico é apresentada por Davidson Araújo de Oliveira, Cíntia Bincoleto Fazion, Carlos Otávio de Almeida Afonso e Flávio Medeiros Henriques que identificam como principais competências, o tempo de entrega como uma das principais competências de uma estratégia orientada para o cliente. Dando continuidade a reflexão de temas da Administração, Ilson Luiz Pereira, Sérgio Feliciano Crispim e José Roberto Ferreira Savoia analisam o valor de mercado como indicador de competitividade, identificando empresas nacionais que tenham conseguido conquistar uma valorização acumulada superior ao mercado e ao setor onde estão inseridas de forma interrupta por um período de quinze anos. Dando prosseguimento as discussões relacionadas à administração, Antonio Gil da Costa Júnior, Carlos Eduardo de Mira Costa analisam a qualidade e economicidade nos processos licitatórios de um município de Oeste Potiguar- RN, verificando que a qualidade desses serviços muitas vezes não é satisfatória, bem como não atinge a economicidade desejada. Para finalizar esta seção, Vanessa Oliveira da Silva, Andréia Aparecida Albino, Luciano Polisseni Duque e Tharcisio Alexandrino Caldeira discutem os resultados de uma análise das publicações no Brasil sobre os temas Marketing Social e Marketing de Causas Sociais.

    Desejo a todos vocês uma boa leitura!

    Rachel Zacarias 
    Editora

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2013
    v. 4 n. 1 (2013)
    EDITORIAL

    Continuando a proposta editorial da Revista Vianna Sapiens, que é publicar artigos das áreas de Direito, Administração e Economia, compartilhamos com a comunidade um editorial da revista acadêmica Vianna Sapiens.

    O primeiro artigo da seção de Direito, Elisa Campos Figuerôa e Rhaíza Sarciá Bastos discute o acesso à justiça e a excessiva judicialização das pretensões resistidas e o papel fundamental dos meios adequados de solução de conflitos. A seguir Cláudia Pereira Vaz Magalhães faz uma abordagem sobre as comissões parlamentares de inquérito enfocando nos poderes que lhe são inerentes previstos na constituição. O comportamento desviante nas diferentes ordens jurídicas é o tema do artigo de Murilo de Sá Júnior, que aborda o comportamento marginal ou desviante nas teorias de Durkheim, Howard e Becker.  Esta seção é finalizada com o artigo de André Sobrinho, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Ricardo Nocera Pires e Tamires de Abreu Cosendey que refletem sobre a supremacia do interesse público sobre o particular, elucidando questões que circundam o tema à luz de posicionamentos de renomados doutrinadores.

    A segunda seção é inaugurada com o artigo de Paulo Roberto da Costa Vieira, Nilo Barros, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas e Antônio Carlos Magalhães da Silva que avaliam aspectos relacionados sobre mediação da imagem institucional de uma determinada de organização filantrópica especializada em reabilitação de deficientes de áreas carentes. O segundo artigo dessa seção, de autoria de Gláucia de Paula Falco, Joyce Gonçalves Altaf e Irene Raguenet Troccoli apresenta uma reflexão sobre os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. A seguir, Alex Silva de Faria, Debora Vargas Ferreira Costa e Victor Cláudio Paradela Ferreira apresentam um estudo de caso sobre a percepção dos funcionários em relação ao clima organizacional de uma empresa de telefonia.  

    A política cambial e o saldo do balanço de pagamentos  e o efeito gerado pelo regime adotado pelo Brasil a partir dos anos 90 é discutido por Douglas Sad Silveira. Finalizando esta seção, Cristiana de Paula Resende e Frederico Azevedo Alvim apresentam um estudo de caso sobre o potencial empreendedor de empresários juniores.

    Agradecemos mais uma vez a importante colaboração dos pareceristas e autores e desejamos a todos uma boa leitura!

    Rachel Zacarias 
    Joyce Altaf

    Editoras

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2012
    v. 3 n. 2 (2012)
    EDITORIAL 

    Com o propósito de divulgar os conhecimentos produzidos nas áreas de Administração, Direito e Economia, a revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos que buscam compreender os fenômenos desses respectivos campos do saber. Seguindo sua proposta editorial, os artigos publicados foram submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao corpo editorial da revista.

    A primeira seção apresenta cinco artigos da área de Direito. O primeiro trabalho, de autoria de Aurélio Cassali, visa apresentar e debater as principais questões sobre o assédio moral no direito do trabalho.  A seguir, Gustavo Martins e Tatiana Bellotti Furtado apresentam uma reflexão sobre o direito constitucional à saúde, no que se refere ao fornecimento gratuito de medicamentos especializados pelo Estado. Dando continuidade à discussão sobre os fenômenos do Direito, Edson Camara de Drummond Alves Júnior apresenta um tema polêmico, discutindo até que ponto a OAB tem a capacidade de verificar se o candidato detém a capacidade para o exercício da advocacia. O artigo das autoras Andréa Rodrigues de Oliveira Munhoz e Karen de Oliveira Munhoz aborda o Direito do Trabalho, discutindo o significado da expressão “princípio”, verificando a função do referido conceito no âmbito jurídico geral e no âmbito justrabalhista.  Esta seção é encerrada com o estudo de Laís Botelho refletindo sobre a jurisdição e os meios alternativos de resolução de conflitos, 
    com ênfase na mediação.

    Na segunda seção, são apresentados três artigos na área Administração e um no campo da Economia. Os autores Márcio Pitzer e Antônio Magalhães da Silva analisam se as empresas brasileiras de capital aberto com níveis diferenciados de Governança Corporativa (classificados pela Bovespa) possuem maior valorização de suas ações no mercado à vista da Bovespa do que as que não possuem. Continuando a discussão sobre a gestão nas empresas, o artigo de autoria de João Paulo Nascimento e Frederico Alvim Assis demonstra que práticas sustentáveis praticadas pelas empresas estudadas correspondem 
    a investimentos que promovem vantagens competitivas. Júlio Cândido Meirelles Júnior apresenta uma discussão sobre as políticas públicas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) analisando  em que medida a formação das APLs e das políticas formuladas e dirigidas para que esta tecnologia de formação de grupos empresariais alinhados aos processos inovativos são ações permanentes. Esta seção é encerrada com o artigo da área de economia denominado “Leis de kaldor em Minas Geraisuma análise do painel espacial de 2000-2007 por GMM”, de autoria de Pedro Marinho Turolla e Marco Antônio Silveira de Almeida, que analisam o papel desempenhado pelo setor industrial para o crescimento de toda a economia do estado de Minas Gerais.

    Para finalizar, agradecemos a todos que contribuíram para que essa edição se concretizasse, em especial, aos autores e pareceristas! Desejamos a todos uma boa leitura. 

    Rachel Zacarias e Joyce Altaf

    Editoras 

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2012
    v. 3 n. 1 (2012)
    EDITORIAL 

    É com grata satisfação que compartilharmos com a comunidade acadêmica  mais um número da Revista “Vianna Sapiens”. Este número apresenta algumas novidades, uma nova parceria na editoria, com as prof. Rachel Zacarias e Joyce Altaf,  novo visual e uma proposta editorial com apenas duas seções. Uma voltada para a área de Direito e outra, para área de  Administração e Economia.

    A primeira seção desse número apresenta cinco artigos na área de Direito. O primeiro artigo, de Carlos Eduardo Paletta Guedes, reflete sobre a imparcialidade do juiz em seus múltiplos aspectos, com enfoque em seu tratamento filosófico, normativo e sua interface com o instituto da discricionariedade judicial.  A seguir, Marina Ferreira Fonseca, analisa como a penhora on-line pode ser usada como instrumento para dar eficácia ao provimento jurisdicional. A discussão sobre a limitação dos juros bancários após a emenda consitucional n. 40 de 2003 é realizada por Maria Olívia Ramos Bonfá. Já Zamira Mendes Vianna, faz uma discussão sobre os direitos sociais e os limites de sua eficácia. Para finalizar essa seção, Yussef Daibert Salomão de Campos, apresenta como três cinemas da Zona da Mata Mineira passaram por três diferentes apropriações pelos poderes públicos municipais. Dois deles em Juiz de Fora – Excelsior e Cine Teatro Central; e um em Cataguases – Cine Edgard.

    A segunda seção, são apresentados quatro artigos da área Administração que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Ana Carolina Corrêa, discute como incorporar a educação em direitos humanos na aprendizagem organizacional, por meio dos treinamentos e das práticas cotidianas desenvolvidas nas empresas. A seguir, os autores, Richard Medeiros de Araújo, Fabrício Pereira Gomes e Alba de Oliveira Barbosa Lopes, analisam as contribuições da pesquisa quantitativa e qualitativa para o campo das organizações. A discussão sobre a Rotatividade nas organizações, as causas dos desligamentos voluntários em uma empresa de serviços de Juiz de Fora é discutido por Kiane Paola Nascimento, Débora Vargas Ferreira Costa, Joyce Gonçalves Altaf e Douglas Ribeiro de Castro.

    Desejamos à todos uma boa leitura e até o próximo número!

    Rachel Zacarias 
    Joyce Altaf

    Editoras

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2011
    v. 2 n. 1 (2011)

    Editorial

    Seguindo a sua proposta editorial, o presente número da revista “VIANNA SAPIENS” apresenta artigos nas áreas de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.

    Nesse número, trazemos ao conhecimento dos leitores os artigos que nasceram do último PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) das FIVJ. São cinco artigos preparados por acadêmicos, com a orientação de professores da Instituição.

    Compondo a primeira seção da Revista estão os artigos do último PIC: ASPECTOS JURÍDICOS DOS BRICS: UMA ABORDAGEM DA SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA (acadêmico Thiago Pires de Oliveira e professor José Luiz Oliveira de Paula); LEI SECA – AVANÇO OU RETROCESSO? (acadêmica Edwiges Consentino Pires e professora Cíntia Toledo Miranda Chaves); A INFLAÇAO NA ECONOMIA BRASILEIRA (acadêmicos Denis de Paula, Guilherme Fernandes de Souza, Melquisedeque Martins Fernandes e professora Gláucia de Paula Falco); MAPEAMENTO DOS PONTOS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO IRREGULARES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Lydia Dalamura Gomes e Marciléia Darc Campos e professora Cristiane Campos Toledo); UM ESTUDO SOBRE O MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR DA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Aline Fernandes Almeida e Fabianna Indianna dos Reis e professora Patrícia Maia do Vale Horta).

    Na segunda seção da VIANNA SAPIENS apresentamos quatro artigos de alto nível, que enriquecem a Revista e reforçam o seu caráter multidisciplinar. São eles: SUJEITOS COLETIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DAS ONGS AMBIENTALISTAS DE JUIZ DE FORA NO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA – JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS. (professores Audrey de Souza Coimbra e Adriano de Amorim Fernandes); POLUIÇÃO SONORA: ASPECTOS AMBIENTAIS E SAÚDE PÚBLICA (acadêmico Eustáquio Couto Penido, professores Jordan Henrique de Souza e Flávio Rocha Azevedo); ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta. (Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e acadêmicos Arthur Carvalho Reis, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Danilo Ferreira Abreu, Gabriel Junqueira Campos, Karen de Oliveira Munhoz, Laíse Helena de Souza, Luana Lopes Soares, Marco Antônio Monteiro, Nathalia Kneipp C. de Oliveira, Ricardo Nocera Pires, Silas Rodrigues Ferreira, Tamires de Abreu Cosendey); ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO (Advogado Ricardo Ferraz Braida Lopes).

    Registramos nossa satisfação especial com a publicação do artigo “ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta” . Ele é fruto de um grupo de estudos coordenado pela Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e evidencia o interesse e o saudável envolvimento dos nossos acadêmicos.

    Encerramos essa breve apresentação agradecendo a fundamental colaboração dos professores pareceristas. Suas avaliações foram determinantes e todos se dispuseram a colaborar com boa vontade e atenção. A todos os pareceristas nosso muito obrigado.

    E, aos leitores da Revista Vianna Sapiens, bom proveito!

    Professor José Luiz Oliveira de Paula 
    Editor

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2010
    v. 1 n. 2 (2010)

    Editorial


    Seguindo a sua proposta editorial, o segundo número da revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos nas áreas de Direito, Economia e Ambiental.

    A primeira seção, “Artigo convidado” apresenta uma das principais preocupações da atualidade: a questão ambiental. A mais nova doutora do curso de Economia das Faculdades Integradas Vianna Júnior, profa. Gláucia Falco, discute no artigo “ Por que quantificar o meio ambiente”, os limites e possibilidades na valoração do meio ambiente, apresentando tentativas metodológicas para colocar em bases econômicas os recursos naturais.

    Na segunda seção, são apresentados três artigos da área de Direito que tratam de diversas temáticas. No primeiro artigo, a professora Lívia Barletta Giacomini faz uma análise da função social da propriedade e de sua progressividade a partir do IPTU. A seguir, o professor e mestrando Flávio Filgueiras Nunes discute a “Responsabilidade civil empresarial” refletindo as situações de aplicação. Para finalizar essa seção a bacharel em Direito Lucélia Aparecida de Lima Ferreira oferece uma comparação entre trabalho Ilícito e trabalho proibido, focalizando suas peculiaridades, semelhanças e diferenças.

    Os artigos do economista André Luiz Silveira Lopardi e do professor doutorando Marco Antônio S. Almeida, abrem a terceira seção, refletindo sobre a dinâmica da criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte e os municípios vizinhos utilizando a análise exploratória a partir da Econometria espacial. “A formação de cartéis e impactos econômicos” dos professores, Gláucia de Paula Falco; Frederico Azevedo Alvim Assis e Joyce Gonçalves Altaf Munck avaliam as conseqüências da formação de cartéis, envolvendo aumentos de preços, menos produtos ofertados, perda da eficiência de mercado e muitos prejuízos para os consumidores.

    A última seção, Rodrigo Vilani, Bacharel em Direito e Biologia e Doutor em Direito discute sobre “Os aspectos legais da auditoria ambiental” apresentando com base em leis estaduais vigentes, a tendência nacional de se adotar de forma obrigatória à realização da Auditoria Ambiental naquelas atividades causadoras de significativo impacto ambiental.

    Para finalizar agradecemos a valiosa contribuição dos parecistas a quem somos gratos pela disponibilidade e atenção com que avaliaram os textos. Aos leitores desejamos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011
    v. 2 n. 2 (2011)
    EDITORIAL 

    Organizada por Cristiano Szymanowski e Joyce Gonçalves Altaf, editores e membros do conselho editorial científico da revista e professores das Faculdades Integradas Vianna Júnior, a Revista Vianna Sapiens apresenta a ediçao v.2 n.2 com a publicação de artigos dos cursos de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.


    Seu objetivo, enquanto revista interdisciplinar, é proporcionar, aos leitores, acesso aos artigos produzidos por pesquisadores das referidas áreas que abordam temáticas relevantes para a academia. Isto foi afinal alcançado nesta edição, onde contamos com a participação de pesquisadores de renome nacional, além de professores e de egressos da instituição.

    Dentre os temas abordados destacam-se questões como o estudo da gestão da satisfação e da fidelidade do cliente de uma instituição de ensino superior, e o estudo de uma marca indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande úmero de produtos e serviços. Também são dignos de nota trabalhos que trazem indicadores de desempenho na gestão de operações da saúde suplementar, além de um estudo sobre a mediação enquanto meio alternativo de solução de conflitos, um estudo filosófico sobre a justiça, reportamos ainda uma análise sobre a evolução histórica do processo civil e por derradeiro visualizamos a proteção dos direitos humanos no âmbito internacional.

    Acreditamos que, com essa nova edição, estamos mantendo acesa a importância e o incentivo à pesquisa acadêmica, tão relevante para nossa instituição e para o desenvolvimento científico do País.

    "Agradecemos aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejamos a todos boa leitura.

    Os editores.

  • Revista Vianna Sapiens - Edição Especial Outubro de 2010
    v. 1 n. Especial (2010)

    Editorial


    A revista “Vianna Sapiens” finaliza o ano de 2010, apresentando além do segundo número da revista, essa edição especial. Esta publicação apresenta artigos construídos a partir dos resultados dos trabalhos do “Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior” no período 2009-2010. Além disso, apresenta artigos frutos de monografias que foram indicadas para publicação de alunos do curso de Direito.

    A primeira seção da revista é dedicada aos artigos oriundos dos projetos de pesquisa e conta com os seguintes artigos: 1) “Qualidade no serviço de um shopping center por meio da aplicação da técnica servqual”, desenvolvido por Paula Lobato Armond e orientado pela professora Patrícia Maia do Vale Horta; 2)“Interpretação do art. 1.829, I do código civil de 2002, no tocante ao regime da comunhão parcial de bens” realizado pela aluna Maria da Glória Souza Lacerda, orientado pela professora Vera Carmem de Ávila Dutra; 3) “Indicadores emergéticos para valoração econômico-ecológica do sistema de produção de leite: estudo de caso”, organizado por Ana Caroline Silva Nogueira e Débora Costa Valentim, orientadas pela professora Elizabeth Nogueira Fernandes; 4) “Diagnóstico de área degradada por extração de saibro” desenvolvido por Kerline Maria da Silva sob orientação da professora Cristiane Campos Toledo; 5)“Mineração de opiniões de usuários na busca de conhecimento” organizado pelos alunos do curso de Sistemas para Internet, José Lourenço Machado Júnior e Derkian Afonso, orientados pela profesora Lúcia Helena Magalhães; 6 ) “Visão contemporânea do marketing empresarial integrado”, desenvolvido por Márcio Barroso de Almeida e orientado pelo professor Vitor Francisco Lovisi de Abreu.

    A segunda seção apresenta três artigos frutos de monografias indicadas para a publicação e apresenta os seguintes trabalhos: 1) “Direito do trabalho e crescimento econômico: relações e influências” de Amanda Mendes Daher Arbex; 2) “Direitos e conquistas da mulher: as várias formas de luta pela cidadania”, de Bruna Recker Lauro; 3) “ As recentes reformas do CPC em face à celeridade processual” de Conrado Rezende Freitas.

    Para finalizar parabenizamos a todos os alunos e professores que se dedicaram às pesquisas e a organização dos artigos. Oxalá que esse trabalho possa servir de inspiração para outros alunos e professores.

    Desejo a todos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias 

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2010
    v. 1 n. 1 (2010)

    EDITORIAL

    A proposta editorial da revista é publicar artigos originais que são submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial da Revista e também artigos de professores renomados, especialmente convidados.


    Na primeira seção, são apresentados quatro artigos da área de Direito que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Claudia Pereira Vaz Magalhães, se propõe a discutir questões relativas à aposentadoria espontânea do empregado. A seguir Sérgio Lopes Loures, reflete sobre a aplicação dos princípios jurídicos à luz do neoconstitucionalismo. O próximo texto, de Mirna Policarpo Pitteli, trata de um assunto polêmico no Direito que é a psicografia como meio de prova judicial e, para finalizar, Andrey Jabour apresenta uma discussão sobre a banalização do instituto do dano moral.

    Na segunda seção são apresentados os artigos na área de Economia e Administração. O artigo de Gláucia de Paula Falco apresenta o perfil econômico do consumidor residencial de energia elétrica no período entre 1994-2003. A seguir o trabalho elaborado por Fernando Ramos Lengler, Ricardo de Lima Caiubi Cruz e Alessandra de Linhares Jacobsen discorre sobre a possibilidade de captação de recursos pelo terceiro setor. O artigo na área de Administração - de Jose Luiz Trinta, Joyce Altaf, José Roberto Ribas e Irene R. Troccoli - apresenta uma pesquisa sobre o marketing e a moda.

    Na terceira seção são apresentados dois trabalhos nas áreas de Sistemas Para Internet e Gestão Ambiental. O primeiro artigo, de Emerson Augusto Priamo Moraes e Sandra Regina Holanda Mariano, trata dos principais modelos de governança de tecnologia da informação e, para finalizar, Vicente Paulo dos Santos Pinto e Rachel Zacarias discutem sobre determinações da crise ambiental na sociedade civil.

    Professora Rachel Zacarias

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2017
    v. 8 n. 1 (2017)

    Editorial

    É sempre um contentamento o lançamento de mais uma edição de uma revista científica. Afinal, a publicação é um instrumento de dar à luz e levar ao conhecimento do público, os estudos e pesquisas dos autores. Para nós, da Vianna Sapiens, é um privilégio, principalmente, por partilhar trabalhos tão relevantes nas áreas de Direito e Administração. Resultados de pesquisas realizadas na pós graduação stritu sensu, latu sensu e também na graduação de diversas universidades do país. Muito obrigada pela confiança de cada um de vocês!

    Continuando nosso escopo editorial e visando a melhoria constante, a partir deste semestre a revista passou a contar com dois novos editores, Guilherme Augusto Giovanoni da Silva, para a área de Direito e Karen Estefan Dutra, para a área de Administração. Sejam muito bem vindos e que possamos com esta nova parceria assumir novos desafios na busca da excelência. Um deles é a publicação da Vianna Sapiens em 2018 na plataforma SER.

    Para finalizar, agradeço à todos os pareceristas, toda a equipe da revista, que envolve desde a secretária ao departamento de Comunicação e Marketing do Instituto Vianna Júnior, e aos novos editores setoriais. Sem um trabalho em conjunto, com harmonia e dedicação, este número não seria possível!

    Por fim, convido todos à leitura e até a próxima edição.

    Rachel Zacarias

    Editora