GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO SETOR PÚBLICO

ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

  • Carlos Roberto Lima Ladeira
  • Emerson Augusto Priamo Moraes
Palavras-chave: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GOVERNANÇA DE TI., INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Resumo

Esta pesquisa considera um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora, em relação ao contexto atual de expansão da Rede Federal de Ensino Técnico. O setor foco do estudo é o de Tecnologia da Informação, e o objetivo é identificar um modelo de governança de TI mais adequado para o setor de TI do campus Juiz de Fora do IFET Sudeste MG, entre as metodologias consideradas. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com servidores de diversos setores do quadro efetivo da instituição, além de pesquisa documental, como o Planejamento Estratégico Institucional, atas de reuniões de comissões, dentre outros. A conclusão é que o modelo de governança de TI mais adequado para o setor de TI do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG é o COBIT, principalmente pelo fato de ser o modelo mais abrangente em relação às várias dimensões definidas, tendo se mostrado o mais aderente a todas elas. É importante ressaltar que devido ao contexto atual de expansão, modelos como o PMBOK também podem ser úteis à instituição, inclusive para outros setores além da TI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Lima Ladeira

Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do curso de graduação de Sistemas de Informação no Instituto Metodista Granbery. Mestre em Modelagem Computacional pela UFJF.

Emerson Augusto Priamo Moraes

Professor do IFET Sudeste MG. Doutorando em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Project Management Professional pelo PMI.

Publicado
2017-10-17
Como Citar
Ladeira, C. R. L., & Moraes, E. A. P. (2017). GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Revista Vianna Sapiens, 5(2), 23. Recuperado de https://viannasapiens.com.br/revista/article/view/129