O poder do consumeirismo nas redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.824Palavras-chave:
Consumerismo; Redes Sociais Virtuais; Facebook.Resumo
Este paper tem o objetivo de compreender as manifestações consumeristas que utilizam as Redes Sociais Virtuais – RSV como “caixa de ressonância” (LIMA e DOS SANTOS, 2012, p.230) de forma a identificar as motivações que levam os brasileiros a registrarem e/ou apoiarem manifestações e opiniões consumeristas nas RSV. Para tal, foi necessário empreender investigações exploratórias descritivas e realizar análises correlacionais. O levantamento de campo aferiu dados quantitativos e qualitativos por meio de entrevistas com internautas que apresentam ações consumeristas nas RSV. O resultado permite concluir as ações consumeristas têm como prelúdio uma contrariedade entre a imagem/oferta de uma marca, produto e/ou empresa e suas prestações de serviços e/ou entregas, o que suscita insatisfação ao consumidor, e permite afirmar que há incompreensão empresarial das atuais concepções de valor do consumidor do século 21 e que tal incompreensão leva ao descumprimento da atual proposta de marketing. Restou evidenciado que as RSV é um instrumento, com potencial de alimentar estrategicamente ações empresariais, inclusive as ações de marketing, no entanto, as empresas não as utilizam em seu potencial e consequentemente não dão as soluções esperadas aos consumidores.
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