Influenciadores digitais e virtuais nas redes sociais e o poder de influência na decisão de compra do consumidor final
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.978Keywords:
Comportamento de consumo, Redes sociais, Influenciadores, AvataresAbstract
Com o avanço da internet, o consumo na sociedade em rede passa por transformações significativas, permitindo que os indivíduos participem de forma ativa, resultando em experiências de consumo mais envolventes. A influência, essencial para relações econômicas, é impulsionada pela tecnologia. Agora, influenciadores tradicionais e avatares virtuais desempenham papéis cruciais no marketing, aprimorando a imagem das marcas e relacionamentos com consumidores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo investigar o comportamento de compra dos consumidores, a partir das indicações e recomendações de marcas por influenciadores digitais e virtuais, visando comparar qual desses exerce maior poder de influência no processo do consumo. Para atender o objetivo proposto, adotou-se o método Exploratório e Descritivo e como procedimento técnico, optou-se pela realização de uma pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, com uma amostra de 135 respondentes. Identificou-se, por meio desta amostra, que os influenciadores digitais (pessoas reais) são percebidos como mais confiáveis e influentes em comparação com os influenciadores virtuais (avatares). Isso reflete a valorização de conexões genuínas, algo que ainda não encontram nos avatares virtuais.
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