Análise de viabilidade econômico-financeira de franquia de artigos de presentes e decoração

  • Laysa Rachid Gomes Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares
  • Tatielle Menolli Longhini
Palavras-chave: Franquia, Investimento, Fluxo de caixa, Retorno sobre o Capital Investido

Resumo

Muitos brasileiros veem no empreendedorismo uma alternativa para saída de crise, geração de renda, e até mesmo, autorrealização. Nesse contexto, o estudo de viabilidade é fundamental para a redução de incertezas e insucessos. Para consolidação de negócios é essencial a utilização de ferramentas científicas, como a pesquisa de mercado, a Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC e a determinação do Retorno sobre o Capital Investido – ROIC para a avaliação dos cenários, afim de determinar a viabilidade do investimento. Dessa forma, neste trabalho foram obtidos como resultados o valor do payback equivalente a 35 meses, TIR de 1,88% ao mês, VPL de R$82.731,00, em termos absolutos, e indicação do ROIC de crescimento ao longo dos anos. Portanto, este estudo visa desenvolver uma análise de viabilidade econômico-financeira de uma franquia de artigos de presentes e decoração em um shopping de Vitória da Conquista – Bahia, utilizando a pesquisa de mercado e ferramentas contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ABF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Desempenho do Franchising Brasileiro em 2018 e estudo sobre Microfranquias. 2018.
BAKKER, B.; SALGADO, J. “Quando a crise faz o empreendedor”: desemprego e empreendedorismo no jornal O Estado de S. Paulo. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo.
BORDEAUX-RÊGO, R. Viabilidade econômico-financeira de projetos. 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
BOYD, H.; WESTFALL, R. Pesquisa mercadológica. Rio de Janeiro: FGV, 1978.
COBRA, M. Administração mercadológica. São Paulo: Atlas, 1992.
COPELAND, T., KOLLER, T., & MURRIN, J. Avaliação de empresas – Valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas. 3. Ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
DHAVALE, D.G.; SARKIS, J. Stochastic internal rate of return on investments in sustainable assets generating carbon credits. Computers and Operations Research. 2017.
FERREIRA, R. G. Engenharia econômica e avaliação de projetos de investimento: critérios de avaliação: financiamentos e benefícios fiscais: análise de sensibilidade e risco. São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010, 216 p.
GREENBLATT, J. The little book that still beats the market. John Wiley & Sons, 2010. ISBN 0470926716.
HOJI, M. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira e aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HOSS, O.; ZENCI, S. D.; ROJAS, L.; ALVARO, G. Investimento em projetos com base no planejamento estratégico: um estudo de caso em uma fábrica de carrinhos para supermercado. Revista de Gestão e Projetos, v.3, n.3, p. 181. 2012.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Demografia das empresas: 2014. 2016.
IBOPE. Perfis de clientes de shopping center. 2012.
KANTAMA, A.; NARATARUKSA, P.; HUNPINYO, P.; PRAPAINAINAR, C. Techno-economic assessment of a heat-integrated process for hydrogenated renewable diesel production from palm fatty acid distillate. Biomass and Bioenergy. v.83, p. 448–459. 2015.
KASSAI, J. R. et al. Retorno de investimento: abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010, 320 p.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MARICATO, P. Franquias: Bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares. 1. Ed. São Paulo: Senac, 2017, 333 p.
MASCARENHAS, M. P.; HYGINO, M. O.; SILVA, N. L. S. Empreendendo em franchising: uma análise das principais vantagens e desvantagens. Empreendedorismo, Gestão e Negócios. v. 4, n. 4, p. 111-133. 2015.
PILÃO, N. E. HUMMEL, Paulo Roberto Vampré. Matemática financeira e engenharia econômica: a teoria e a prática da análise de projetos de investimentos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
POLIGNANO, L. A. C.; DRUMOND, F. B. O papel da pesquisa de mercado durante o desenvolvimento de produtos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, 3, 2001. Anais. UFSC, Florianópolis, SC, pp. 121-130, 2001.
RICHARDSON, R. J. et. al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2010, 336 p.
RIBEIRO, A. et. al. Gestão estratégica do franchising: Como construir redes de franquias de sucesso. 2. Ed. São Paulo: DVS Editora, 2013.
ROSS, S. A. et. al. Princípios de Administração Financeira. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: aplicações à análise de investimentos. 4. Ed. São Paulo: Pearson. 2007.
SILVA, E. C. Contabilidade empresarial para gestão de negócios: guia de orientação fácil e objetivo para apoio e consulta de executivos. São Paulo: Atlas 2008, 234 p.
SOUZA, A. B. Projetos de investimentos de capital: elaboração, análise, tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2003.
SPERTINO, F.; LEO, P.D.; COCINA, V. Economic analysis of investment in the rooftop photovoltaic systems: A long-term research in the two main markets. Renewable and Sustainable Energy Reviews. v.28, 2013.
VANSTRACEELE, P.; TOIT, T. Quantitative Value Investing in Europe: What works for achieving alpha, Kindle Edition, 2014.
WARREN, C. S.; REEVE, J. M.; FESS, P. E. Contabilidade gerencial. 6. Ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
ZAMBERLAN, L. Pesquisa de mercado. Ed. Unijuí, 2008. 152 p.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2005.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração / Liane Carly Hermes Zanella. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.
Publicado
2020-08-29
Como Citar
Rachid Gomes, L., & Menolli Longhini, T. (2020). Análise de viabilidade econômico-financeira de franquia de artigos de presentes e decoração. Revista Vianna Sapiens, 11(2), 29. https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.658