Diagnóstico financeiro em um centro automotivo de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.835Palavras-chave:
índices econômico-financeiros., análise horizontal, análise vertical, MPEsResumo
Com o aumento das micro e pequenas empresas (MPEs), torna-se necessário a profissionalização dos negócios para manter a competitividade. Entre elas, são comuns problemas de gestão, principalmente em função da falta de organização e de um monitoramento financeiro eficiente. Uma das ferramentas que auxiliam os gestores no processo de tomadas de decisão e no avanço competitivo das empresas são as avaliações dos demonstrativos contábeis, como o balanço patrimonial (BP) e a demonstração do resultado do exercício (DRE), que podem ser feitas através de ferramentas de análise vertical e horizontal e de índices econômico-financeiros. Por isso, o objetivo do estudo é implementar um diagnóstico financeiro em um centro automotivo de pequeno porte por meio das análises vertical e horizontal e de índices econômico-financeiros. Por meio dessas análises, buscou-se identificar as possíveis falhas de gestão da empresa e direcionar melhorias aos problemas encontrados. Como resultado, constatou-se que a empresa em sua gestão financeira, pois, não utiliza seus recursos de forma eficiente, possui alto valor em estoque, não controla custos e despesas e tem grande dependência de capital de terceiros.
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