Grid de marcas e marketing:
a construção de identidade na Fórmula 1 e a estreia da Audi
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v16i2.1040Keywords:
Marcas, Marketing, Identidade, Fórmula 1Abstract
A comunicação e o relacionamento entre as equipes de Fórmula 1 e seus públicos são fundamentais para o posicionamento das marcas no universo do automobilismo. Oferecer aos fãs canais de interação e acesso a informações é uma forma de estreitar vínculos e fortalecer a imagem das equipes. Este trabalho tem como tema, portanto, a análise do posicionamento de marcas na Fórmula 1, com base em três eixos principais: a própria categoria esportiva, a identidade de marca e o posicionamento no mercado. A fundamentação teórica articula conceitos de design, marketing digital, marketing esportivo e construção de marca. A pesquisa possui caráter exploratório e foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, pesquisa eletrônica e coleta de dados com dois grupos: apreciadores do esporte e pessoas com pouco conhecimento sobre a categoria. Os resultados evidenciam que a construção de uma identidade visual sólida é essencial para o reconhecimento e fortalecimento das equipes. Mais do que o design do carro, a identidade visual deve se expressar de forma consistente em todos os elementos que compõem a equipe (como trajes, uniformes e materiais de comunicação), contribuindo para a percepção e o engajamento do público nas plataformas digitais.
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