v. 5 n. 1 (2014): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2014

EDITORIAL

Tendo como escopo editorial divulgar os estudos e as pesquisas produzidas nas áreas de Administração, Direito e Economia, a Vianna Sapiens apresenta artigos desses respectivos campos do saber.

A partir desta edição, a revista amplia o número de trabalhos publicados de nove para treze. Esses artigos são submetidos e avaliados por pareceristas às cegas, o que vem conferindo ao periódico a credibilidade dos profissionais dessas áreas com repercussão local, regional e nacional.

A primeira seção apresenta importantes reflexões na área de Direito; Débora Guedes Schlaucher e Barbara Elaine Carneiro de Moraes discutem o sistema prisional brasileiro, enquanto Laís Toledo Duarte apresenta questões ligadas à pós-modernidade e ao Direito. Tendo como mote as questões trabalhistas, Flávio de Almeida Vale trata da relativização de direitos trabalhistas e a saúde e segurança do trabalhador; já Claudia Pereira Vaz de Magalhães debate o fenômeno da “pejotização” no âmbito trabalhista. Para finalizar esta seção, são apresentados dois estudos que relacionam o direito ao meio ambiente: o primeiro é de autoria de Cristina Faria e Hélder Antônio da Silva, que tratam do direito de propriedade e proteção ambiental a partir de um estudo de caso das unidades de conservação do município de Barbacena, já o segundo discute a vivisecção, abordando a legislação do tema e o direito à objeção de consciência, e é assinado por Mardjore Rodrigues de Sales.

A segunda seção tem como foco estudos e pesquisas do campo da Administração e da Economia. Isaura Maria Mauricio Moraes e Emerson Augusto Priamo Moraes apresentam um estudo de caso realizado em uma usina siderúrgia sobre gerenciamento de projetos. Paula Gonçalves Chaves, Marlusa Gosling e Sandro Alves de Medeiros tratam do engajamento e das ações de marketing de relacionamento no futebol. A seguir, José Ribamar Tomaz da Silva Filho, Milton Carlos Farina e Marcos Antonio Gaspar analisam a gestão de relacionamentos a partir de um estudo de pequenos supermercados.

A satisfação dos usuários de uma cooperativa de crédito é tema apresentado por Tharcisio Alexandrino Caldeira, Douglas Mariquito Afonso e Andréia Aparecida Albino, enquanto Dusan Schreiber e Rafael Schmidt dissertam sobre o estudo sobre a gestão de custos ambientais de uma indústria de calçados. As perspectivas profissionais de executivas brasileiras pós programa de expatriação é o tema investigado por Eduardo de Camargo Oliva, Thais Ettinger, Jane Barbosa da Rocha e Darticléia Almeida Sampaio da Rocha Soares. Para finalizar, Daiane Alves Rodrigues e Marcos Nicácio Fascina discutem a política industrial brasileira.

Agradeço aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejo a todos boa leitura. 

Rachel Zacarias

Publicado: 2014-01-08

Artigos Multidisciplinares