O EFEITO DA PROPAGANDA NA INTERNET SOBRE A INTENÇÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES:

uma investigação com modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais

Palavras-chave: Modelagem de Equações Estruturais; Mínimos Quadrados Parciais; Intenção de Compra; Propaganda; Internet

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar se atitudes e crenças influenciam, no caso brasileiro, as intenções de compra dos consumidores, admitindo que eles não se restringem a alcançar a curva de preferências mais elevada, com dada renda monetária, conforme postula a Microeconomia. Para tanto, utilizou-se o modelo de Saadeghvaziri, Dehdashi e Askarabad (2013), o qual emprega modelagem de equações estruturais, com base em mínimos quadrados parciais. Realizou-se pesquisa de survey, com aplicação de questionário estruturado, constituído de opções de resposta em consonância com a escala Likert. A amostra de conveniência foi composta de 124 profissionais de distintas formações com experiência em comércio eletrônico. Os resultados exibiram significância estatística e atestaram que a intenção de compra é influenciada por atitudes e crenças.

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Biografia do Autor

Hermano Henry Morais Oliveira, Universidade Estácio de Sá/mestrando em Administração

Bacharel em Administração (Universidade Federal do Ceará)

Mestrando em Administração (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE/UNESA)

Antonio Carlos Magalhães da Silva, Universidade Estácio de Sá/Professor

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ)

Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Publicado
2019-07-08
Como Citar
Vieira, P. R., Morais Oliveira, H., & Magalhães da Silva, A. (2019). O EFEITO DA PROPAGANDA NA INTERNET SOBRE A INTENÇÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES:. Revista Vianna Sapiens, 10(1), 24. https://doi.org/10.31994/rvs.v10i1.567